Como anda a comunicação interna na sua empresa?

Como anda a comunicação interna na sua empresa? Por definição, a comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor através de determinado canal. Dentro do contexto empresarial, podemos dividir didaticamente a comunicação empresarial em Comunicação Interna e Comunicação Externa.

O texto vai abordar a comunicação interna que trata da transmissão de mensagens dentro da própria organização, e é sempre entre seus colaboradores. Também é conhecida como endocomunicação ou endomarketing, e tem a função de fazer circular as informações dentro da empresa. Ela pode ser vertical ascendente, vertical descendente e horizontal.

A vertical ascendente se dá quando um subordinado se comunica com o seu superior, ao informar problemas, sugerir melhorias, demonstrar resultados, entre outras finalidades. Já a descendente parte do superior para o subordinado, informando políticas e instruções, estratégias, feedback, etc. A comunicação interna horizontal ocorre quando o emissor e o receptor encontram-se no mesmo nível hierárquico, por exemplo como no caso de um e-mail trocado entre diretores.

Hoje vamos escrever sobre a comunicação descendente para ilustrar o proverbio

“quem conta um conto aumenta um ponto”.

“DE: Diretor-Presidente.
PARA: Gerente.
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17h00min horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu. Sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um documentário sobre o cometa Halley.

DE: Gerente.
PARA: Supervisor.
Por ordem do diretor-presidente, na sexta-feira, às 17h00min horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nu.

DE: Supervisor.
PARA: Chefe de Produção.
A convite do nosso querido diretor, na sexta-feira às 17h00min horas, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

DE: Chefe de Produção.
PARA: Mestre.
Na sexta-feira, às 17h00min horas, o diretor, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

DE: Mestre.
PARA: Funcionário.
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima sexta-feira, às 17h00min horas, pois o manda-chuva (o diretor) e o senhor Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme “Dançando na Chuva”. Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos.

E FINALMENTE NO QUADRO DE AVISOS…..

Na sexta-feira o presidente fará 78 anos, e liberou geral para a festa, às 17h00min horas no refeitório. Vão estar lá Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto no pátio, mesmo com chuva”.
Conclusão


Uma boa comunicação interna garante que os colaboradores estejam totalmente alinhados ao discurso oficial da empresa e isso, tanto nos bons, quanto nos maus momentos, é um diferencial que ajudará a fortalecer o seu negócio e a desfazer mal entendidos ou boatos.

 

A ndsconsultoria pode contribuir com treinamento para sua empresa.

 

Prof. Nelson dias dos Santos – Mestre em Administração e Comunicação com MBA em Gestão Estratégica na área da saúde.

Comentar com Facebook
Posted in Blog and tagged , .